O nosso intestino é um dos órgãos mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Sendo por isso, que se pode considerar o intestino o nosso “segundo cérebro”.
O intestino é constituído por um conjunto de microrganismos ao qual chamamos de Microbiota Intestinal. Estes microrganismos tanto podem ser “boas” bactérias ou “más” bactérias. No entanto, existem muitos fatores que justificam a quantidade de “boas” e “más” bactérias. O stress, a atividade física, a alimentação, entre outros, influenciam o estado da nossa microbiota.
Para melhorar o bom funcionamento do nosso intestino é importante que a nossa microbiota seja rica e diversificada. Assim, vai contribuir para o bom funcionamento da digestão e do sistema imunitário.
Os pré e probióticos ajudam no bom funcionamento da nossa microbiota, mantendo assim o seu equilíbrio.
Qual a diferença entre pré e probióticos?
Os Prebióticos são substâncias que não são digeridas pelo organismo. Servindo de alimento para as bactérias “boas”.
Estes compostos não digeridos são, por exemplo, fibras como a inulina, a oligofrutose e outros que estão presentes naturalmente em alguns alimentos.
Os prebióticos estão presentes em alimentos de origem vegetal como a cebola, espargos, alho-francês, alho e em frutas como a banana e maçã. Estão presentes também em cereais como a aveia e a cevada. No cacau, sementes de linhaça ou mesmo em raízes como a chicória ou konjac.
Benefícios dos Prebióticos
- Estimulam o desenvolvimento das “boas” bactérias, favorecendo a saúde intestinal;
- Melhora o funcionamento do trânsito intestinal e ajuda a diminuir a distensão abdominal;
- Ajudam a reduzir o risco de diabetes e doenças cardiovasculares;
- Reforçam o sistema imunitário.
Os Probióticos são microrganismos vivos que podem gerar benefícios para a saúde. As espécies mais comuns são o Lactobacillus e o Bifidobacterium.
Estão presentes em leites fermentados como iogurtes e outras bebidas lácteas, em queijos de pasta dura, no Kefir e em pickles fermentados em água e sal marinho. Também podemos encontrar estes microrganismos em soja fermentada e no tempeh.
Benefícios dos Probióticos
- Modulação da microbiota intestinal;
- Contribui para o equilíbrio intestinal, após a toma de alguns medicamentos;
- Ajuda a controlar a diarreia;
- Ajuda a melhorar a digestão da lactose;
- Reforça o sistema imunitário;
- Ajuda a prevenir ou controlar a obstipação.
Nutricionista,
Margarida Melo (Cédula Profissional nº4699N).