Os melhores alimentos contra a gripe!

 Os melhores alimentos contra a gripe!

A gripe está aí. O ideal é reforçar o seu sistema imunitário e torná-lo mais resistente às infeções.

É importante lembrar que reforçar as defesas do organismo implica uma alimentação saudável, uma hidratação adequada e a prática regular de exercício físico. Uma alimentação saudável (equilibrada, variada e completa) contribui para o aporte suficiente de nutrientes com uma ação importante para o funcionamento eficiente do sistema imunitário. Passando agora para a parte prática, quais são então os alimentos que devemos incluir na nossa alimentação que podem ser benéficos neste Inverno?

Hortícolas: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo diário de 400 gramas de hortofrutícolas. Para atingir esta recomendação utilize os produtos hortícolas como acompanhamento no prato e inicie as refeições principais com sopa de legumes. A cebola é um ótimo aliado no combate à gripe, porque contém quercetina, um potente antioxidante e anti-inflamatório. O alho também auxilia uma vez que contém alicina, um poderoso inibidor do crescimento de microrganismos como fungos e bactérias.

Fruta: A fruta deve fazer parte do nosso dia, com 3 a 5 porções. Escolha frutos da época, sendo o inverno característico de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina A, que auxiliam a fortalecer o sistema imunológico contribuindo para proteger o organismo contra as infeções. São exemplo a laranja, o kiwi e a tangerina.

Peixe gordo: Os peixes gordos como a sardinha, a cavala e o atum são fornecedores de excelência de ácidos gordos n-3, essenciais para auxiliar na resposta inflamatória.

Alimentos ricos em zinco: grãos integrais, oleaginosas (amêndoa com pele), carne, leguminosas (como feijão e grão) e sementes de linhaça. O zinco fortalece o organismo, combatendo doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

Água: A ingestão de água, em natureza ou sob a forma de tisanas ou infusões, contribui para a hidratação do organismo. Sem esquecer que a água deve ser ingerida, mesmo não existindo a sensação de sede. Sugestão: faça uma infusão de gengibre, pois contém gengirol (uma substância anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante) para aliviar os sintomas da gripe ou constipação.

Lembre-se que uma boa alimentação não impedirá de ter uma gripe ou uma constipação, mas ajudará o seu organismo a reagir melhor à doença.

 

Nutricionista,

Rute Oliveira (4764N)

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