DICAS PARA AS FÉRIAS DE VERÃO

Algumas sugestões de como manter uma boa alimentação nas férias de verão.

Estar a fazer uma dieta não impede que possa aproveitar da melhor forma as suas férias, no entanto, o lema “perdido por 100, perdido por 1000″ tem de deixar de fazer parte.

A alimentação nas férias não deve ser um motivo de stress!

  • Manter-se hidratado: no verão há maior propensão para perdas de água corporal, por isso é muito importante ir bebendo água ao longo do dia, pelo menos 1,5L, para não desidratar.
  • Planear refeições: caso vá para um sítio onde possa preparar as suas próprias refeições, o melhor será decidir antes das férias o que fazer ao almoço e ao jantar, assim consegue preparar refeições mais saudáveis e práticas, que é também o que se pretende durante as férias!
  • Fazer opções: se for de férias para um local onde não possa preparar as suas próprias refeições, tente escolher a opção mais saudável do menu/buffet e incluir sempre salada e legumes de forma a encher mais o prato e não exagerar noutros alimentos não tão interessantes nutricionalmente. Escolha se prefere entradas ou sobremesa e se partilhar a sobremesa melhor ainda!
  • Bebidas alcoólicas: nas férias, normalmente, há um maior consumo de bebidas alcoólicas e isto significa um maior aporte calórico pois 1g de álcool tem 7kcal. Portanto, se o objetivo for não “estragar” na totalidade o que se alcançou nos últimos meses, o melhor é mesmo diminuir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Se, durante a refeição, fizer questão de acompanhar com álcool então prefira um copo de vinho ou uma cerveja.
  • Refeições fáceis e práticas: se passar o dia na praia ou a passear, prepare uma marmita e leve saladas ou sandes. São refeições completas e fáceis de preparar. É importante também ter em atenção o que coloca, na salada e na sandes. Prefira alimentos como alface, tomate, cenoura, cogumelos, massa, frango, atum, ovo, queijo, fiambre, entre outros, e sem molhos.
  • Não esquecer dos lanches: para além das refeições principais, é importante preparar alguns snacks para não passar muitas horas sem comer. Seja para a praia ou para um dia de passeio, pode levar sempre uns snacks como: fruta, barritas de cereais, bolachas tipo Marinheiras ou tortilhas de arroz ou milho, tremoços sem sal, frutos gordos ao natural, tomate cherry, entre outros.
  • Manter-se ativo: férias é sinal de descanso, no entanto, se poder incluir umas caminhadas ou praticar algum exercício durante as férias, vai-se sentir muito melhor!
  • Equilíbrio: o mais importante de tudo é conseguir equilibrar o que come durante o dia. Se apetecer comer um gelado, uma bola de berlim na praia com a família ou mesmo um cocktail num sunset, faça-o! Não deve deixar de aproveitar estes momentos e saborear certos alimentos que só come quando está de férias. No entanto, devemos manter o equilíbrio e se sabemos que vamos comer uma bola de berlim à tarde, então o melhor será fazer refeições menos calóricas ao almoço e ao jantar. No final das férias, vai sentir-se muito melhor consigo e com o seu corpo!

 

Nutricionista Margarida Melo (Cédula Profissional nº 4699N)

PASSE GRÁTIS

Escolha um ginásio e venha conhecer o Playlife. Oferecemos-lhe 1 dia grátis!

compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MAPA DE AULAS

TREINO

CLÍNICA DE NUTRIÇÃO