Abriu a época das dietas restritas e as idas mais regulares ao ginásio!
Nesta altura do ano, a preocupação com o corpo aumenta e, com ela, a procura das dietas e produtos milagrosos também.
Maior parte das pessoas, principalmente as mulheres, preocupam-se em perder peso e estarem com o “corpo perfeito” para a altura do verão.
No entanto, estas dietas milagrosas e bastante restritivas não são benéficas, tanto para o nosso corpo como para nossa mente. Começa-se a viver em dietas “ioiô” e os resultados uma vez atingidos de forma rápida, podem tornar-se mais difíceis de atingir com o passar do tempo. O que acaba por causar bastante frustração! Existem vários tipos de dietas utilizados para a obtenção de resultados a curto prazo como por exemplo:
- a dieta low carb, dieta pobre em hidratos de carbono.
- a dieta cetogénica, restrição de hidratos de carbono a <20g/dia para indução de cetose (produção natural do corpo de energia a partir de gordura)
- o jejum intermitente, intervalo de tempo em que há abstinência alimentar intercalando com períodos de ingestão alimentar.
Apesar de, muitas vezes, conseguirmos atingir os resultados pretendidos para o verão, no fim os kgs a mais perdidos, voltam em dobro quando já não estamos em restrição.
Para atingirmos o corpo que idealizamos para o verão, a prática de exercício físico é fundamental, não só para a perda de massa gorda e de volume como também para potenciar o aumento da massa muscular.O exercício físico aliado a uma alimentação saudável, equilibrada, variada e com as quantidades certas de macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e lípidos) para cada indivíduo ajuda no aumento do efeito termogénico que potencia o aumento do metabolismo basal e consequentemente à perda de massa gorda e de volume (ver artigo)
Por isso, mais importante do que atingir o “corpo perfeito” (o que quer que isto signifique) é mudarmos o nosso estilo de vida e isto é: praticar exercício ao longo de todo o ano (e não só uns meses antes do verão) e melhorar os nossos hábitos alimentares a longo prazo, mudar o nosso estilo de vida.
Nutricionista Margarida Melo | CP 4699N