APOSTA NOS ANTIOXIDANTES

Os antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar os radicais livres e proteger o organismo dos processos de oxidação. Podem ser encontrados em muitos alimentos e contribuir assim para uma maior qualidade de vida e prevenção de diversas doenças.

O azeite, que deverá ser a nossa gordura de eleição é rico em substâncias antioxidantes, como a vitamina  E, protegendo dos radicais livres.

Quando é esmagado, o alho liberta a alicina que ajuda à regulação do colesterol, dos níveis de triglicéridos e à formação de novas células. Também é um poderoso auxiliar no reforço do sistema imunitário.

Os cítricos são ricos em antioxidantes que ajudam a reforçar as defesas e a combater a deterioração celular.

As maçãs contêm flavonóides, antioxidantes que eliminam radicais livres e ajudam a combater a inflamação. Isto significa que mais dificilmente ficará doente.

Por serem ricas em antioxidantes, as cerejas ajudam a combater o envelhecimento da pele. O seu elevado teor de minerais ajuda a prevenir a desmineralização óssea, associada com o avançar da idade e, em particular, com a menopausa.

A framboesa é rica em vitamina C e tem 40% mais antioxidantes do que o morango, o que a torna numa poderosa arma contra as marcas do envelhecimento.

O açaí é conhecido por ser nutritivo e energético ajudando, por exemplo, a repor os níveis normais de energia após o exercício físico. De referir que os efeitos antioxidantes são a caraterística mais notória destas bagas.

A betacianina, que confere a cor vermelha à beterraba é um poderoso antioxidante. Aumenta as defesas do organismo e ajuda a baixar os níveis de colesterol.

Os carotenóides existentes por exemplo na abóbora, contêm propriedades anticancerígenas e protegem o coração, a pele e os olhos.

As sementes de chia para além da sua riqueza em ómega 3 são ricas em antioxidantes, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

A teína, presente no chá verde, atua suavemente no metabolismo das gorduras, fazendo com que as queime mais rapidamente. Para além disso, os antioxidantes que este chá contém aceleram a combustão de calorias.

Conhece matcha? O matcha provém das folhas mais novas do chá verde, que depois de colhidas são trituradas até se obter um pó. Além de ajudar na perda de peso, também tem efeito na diminuição da tensão arterial e do colesterol. Pelo seu alto teor em antioxidantes combate o envelhecimento.

 

Receita de um sumo antioxidante (bater todos os ingredientes no liquidificador).

Ingredientes (1 pessoa):

– 1 folha de couve

– 150ml de sumo de laranja natural

– 1 e ½ chávena de frutos vermelhos congelados

Atualmente, com uma alimentação rica em alimentos processados, pobres em hortícolas, fruta e pouco variada, a obtenção de antioxidantes pela alimentação encontra-se comprometida.

 

Ângela Moreira | Nutricionista Especialista (CP 1500N)

PASSE GRÁTIS

Escolha um ginásio e venha conhecer o Playlife. Oferecemos-lhe 1 dia grátis!

compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MAPA DE AULAS

TREINO

CLÍNICA DE NUTRIÇÃO

ADERIR