VITAMINA D E O DESEMPENHO DESPORTIVO

A vitamina D é essencial para o funcionamento do sistema imunitário, saúde óssea (podendo ajudar a evitar a osteoporose e o raquitismo) e prevenção do cancro, no entanto, muitas pessoas (incluindo atletas) têm deficiência deste nutriente. Embora possa ser obtida na alimentação e através da luz solar, pode ser necessária suplementação. A Dose Diária Recomendada (DDR) depende da idade e varia entre 600UI a 800UI por dia.

A vitamina D é um nutriente que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estudos demonstraram que a suplementação com vitamina D de 1.100 – 1.500 UI por dia pode reduzir o risco de cancro em pelo menos 30% e descobriram que o aumento dos níveis séricos de vitamina D para níveis normais levam a uma redução de 55% no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Alguns sintomas associados à deficiência de vitamina D são fraqueza muscular, o que pode afetar negativamente o desempenho de um atleta. Está associada à sonolência, bem como um aumento geral da fadiga, alterações de humor estando relacionada com níveis mais elevados de depressão.

Ainda que todos devamos satisfazer as quantidades diárias necessárias de vitamina D, é ainda mais importante que os atletas controlem os seus níveis se quiserem aumentar o desempenho. Quantidades suficientes de vitamina D melhoram o desempenho desportivo, pois aumentam a taxa de oxigénio, dado que os níveis de vitamina D no sangue estão ligados à aptidão cardiorrespiratória.

A suplementação com vit.D pode ainda reduzir lesões como fraturas de stress, uma vez que aumenta a absorção de cálcio e melhora a densidade mineral óssea e a força muscular. Pelo contrário, a sua carência pode levar a saúde vascular deficiente, o que pode contribuir para pressão arterial elevada e a um risco maior de doenças cardiovasculares (DCV). Investigações demonstraram ainda que as pessoas que tomam suplementos de vitamina D observam um aumento da massa magra no seu corpo e da força muscular.

Alimentos como peixes gordos, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos, gemas de ovos, leite, manteiga e alimentos fortificados são ricos nesta vitamina. Como a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, deverá ser ingerida com uma fonte de gordura para aumentar a absorção. O magnésio e o cálcio também podem ajudar com a absorção da vitamina D.

Para além disso, recomenda-se que todos tentem ter cerca de 10 – 15 minutos de exposição solar diária ou 25-40 minutos* para as pessoas com pele mais escura.

 

Nutricionista Rute Oliveira

CP 4764N

PASSE GRÁTIS

Escolha um ginásio e venha conhecer o Playlife. Oferecemos-lhe 1 dia grátis!

compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MAPA DE AULAS

TREINO

CLÍNICA DE NUTRIÇÃO