Comunicação – A AFM utiliza linguagem simples, tornando mais fácil para os indivíduos, profissionais de exercício e médicos, uma comunicação clara sobre os progressos do programa aplicado.
Avaliação – A execução identifica facilmente assimetrias e limitações, diminuindo a necessidade de testes e análises extensas.
Normalização – A AFM cria uma base funcional para marcar o progresso do indivíduo e fornece um meio de medir o seu desempenho.
Segurança – A AFM identifica rapidamente os padrões de movimento potencialmente perigosos, para que possam ser corrigidos. Também indica a disponibilidade de um indivíduo para a execução de um exercício, para que metas realistas possam ser definidas e alcançadas.
Estratégias corretivas – A AFM pode ser aplicada em qualquer nível de condicionamento físico, simplificando estratégias corretivas de uma ampla gama de padrões de movimento. Identifica exercícios específicos com base em FMS individuais, pontuados para criar instantaneamente planos de treino personalizados.