TENHO DE DEIXAR DE INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA CONSEGUIR EMAGRECER?

Tenho de deixar de ingerir bebidas alcoólicas para conseguir emagrecer?

Facilmente a resposta tenderia para um sim de forma simples e clara. Contudo, para quem demostra uma vontade assídua de conviver o álcool é uma bebida frequentemente presente, e no qual na maioria das vezes nem sequer é hipótese abdicar.

Sendo assim, importa ressalvar que o álcool é muito calórico (1 grama igual 7kcal), o que equivale a dizer que quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, mais calórica esta será. Ou seja, o momento da escolha da bebida é decisivo.

Com menor teor de álcool destaca-se a cerveja (80kcal por 200ml). As sidras tendencialmente consideradas menos calóricas apresentam em média o mesmo teor de álcool, contudo pela adição de açúcar soma-se a estas mais 65-85 kcal por porção de 330ml, logo mais favoráveis para o aumento de massa gorda. No que diz respeito ao vinho, em média apresenta mais do dobro das calorias da cerveja pelo seu teor de álcool. Outras bebidas (caipirinha, sangria, mojito…), podem chegar ao tripo das calorias de uma cerveja.

Se ao fim de semana, beber 5l de cerveja, o equivalente a 5 copos de 50cl ao sábado e outros 5 copos ao domingo (facilmente atingível num churrasco de amigos), acresce 2200kcal ao seu dia alimentar, comprometendo totalmente o défice calórico da semana (considerando um défice tradicional de 500kcal).

Ter atenção à escolha da bebida é um excelente princípio, mas também à ingestão alimentar no momento. Se considerar que um tradicional salgado (rissol, croquete…) pode ter 100-200kcal, é o equivalente a um copo de vinho ou 2 finos, sendo esta gestão muito importante num processo de emagrecimento.

Sendo assim devem ser consideradas algumas premissas em contexto social, quando a bebida vai estar presente:

– Ingestão de uma fonte proteica (carne, pescado, ovo, queijo magro…) é fundamental para atrasar a subida da alcoolemia;

– Verduras são sempre ótimas opções a ter em conta (quando não “regadas” em azeite), uma vez que atenuam o stress oxidativo provocado pelo álcool;

– Evitar alimentos gordurosos (batatas fritas, amendoins, enchidos…), pelo seu “pesado” valor nutricional;

Beber devagar bebidas com menor teor alcoólico intercalando com alimentos nutricionalmente interessantes é uma estratégia fundamental para minimizar danos na composição corporal.

Um estilo de vida saudável inclui duas premissas: saúde física e mental, por isso equilíbrio e consistência são as palavras de ordem.

Se vai ter um fim de semana mais excessivo, faça a sua semana alimentar quase perfeita e treine o máximo que puder, de modo a ter um crédito extra para o fim de semana.

Em suma não precisa de deixar de beber, mas sim aprender a gerir o álcool como qualquer outro alimento na sua vida, e assim terá sempre o melhor de dois mundos.

 

Patrícia F. Moreira C.P 4112 Nutricionista

 

TENHO DE DEIXAR DE INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA CONSEGUIR EMAGRECER?
TENHO DE DEIXAR DE INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA CONSEGUIR EMAGRECER?

PASSE GRÁTIS

Escolha um ginásio e venha conhecer o Playlife. Oferecemos-lhe 1 dia grátis!

compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MAPA DE AULAS

TREINO

CLÍNICA DE NUTRIÇÃO