É quase NATAL!
As luzes, a família, a magia… a falta de ideias para as prendas e o excesso de doces! O Natal a chegar e também uns quilos a mais para muitas pessoas. Mas é possível desafiar as estatísticas e viver ao máximo a quadra natalícia sem engordar. Neste período são permitidos quatro dias de “transgressão”, a véspera e o dia de Natal bem como o último e o primeiro dias do ano.
Uma ceia de Natal mais saudável pode igualmente ser composta por pratos tradicionais e com o mesmo aspeto. No entanto, devemos ter em conta as receitas originais e fazer pequenas alterações, sem as desvirtuar. Assim, podemos reduzir/substituir alguns ingredientes e/ou ajustar os métodos de confeção, com o objetivo de melhorar a composição nutricional da receita.
Inicia a refeição com uma sopa de legumes e quando passar ao prato principal começa por te servir das saladas e dos legumes cozidos, mastigando devagar.
Modera o consumo de bebidas alcoólicas, pois são uma das principais fontes de calorias das festas. Um grama de álcool fornece sete calorias enquanto um grama de hidratos de carbono ou proteínas contém apenas quatro. Alterna o consumo de álcool com o de água ou infusões.
Como estamos em dia de festa, os doces irão ter lugar na sobremesa. Faz uma boa seleção dos doces que mais gostas e consome-os em pequenas porções.
- Rabanadas
Utiliza adoçante, leite magro, fatias de pão mais finas e aumenta a proporção das claras face às gemas. Experimenta fazê-las no forno.
- Bolo-rei
Por conter frutas cristalizadas têm mais açúcar do que o bolo rainha e o bolo inglês. Mas estes também têm muita gordura. Retirar as frutas cristalizadas da cobertura ajuda a reduzir o seu valor calórico.
- Arroz doce, aletria e leite-creme
Usar leite magro, adoçante e diminuir a quantidade de gemas.
Mantém uma alimentação saudável ao longo do ano, de forma a permitir uns abusos nesta época festiva.
Feliz Natal e um Excelente 2024!
Ângela Moreira | Nutricionista Especialista (CP 1500N)